AGUA TERMAL DE MONCHIQUE GOURMET"CHIC" LOW COST

01-08-2013 00:00

 

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O travo adocicado dado pela alcalinidade da Água de Monchique e a riqueza em sais minerais que ajuda a reforçar as defesas da saúde conquistaram a República da China, Macau, Singapura e Hong Kong, que absorvem 30 por cento da produção da água algarvia. O culto da "mente sã em corpo são" dos orientais, particularmente do povo chinês, leva-os a ter cuidados especiais sobre a água que ingerem.

A água destilada, que os ocidentais utilizam nos depósitos dos ferros de engomar a roupa, é a mais consumida na Ásia, mas do que os orientais apreciam mesmo é de uma água-gourmet (bebida de degustação) como de Monchique.

Na República da China, por exemplo, 90 por cento da água que têm no mercado é água destilada, mas o povo aprecia águas minerais e embora a marca líder na Ásia seja a francesa "Evian", a água nascida na Serra de Monchique entrou há dois anos no mercado oriental e está a importar 30 por cento do volume de produção da água algarvia.

 

Qualidade da água verificada "de hora a hora"

A qualidade da água de Monchique é garantida no laboratório interno da unidade fabril, considerado um dos melhores laboratórios da indústria da água em Portugal, tendo mesmo já feito as análises da água para a rede pública, recorda, orgulhoso, Luís Miranda, director operacional da marca de água mineral natural "Monchique".

"De hora a hora verifica-se a qualidade da água. Se houver uma contaminação conseguimos identificar onde e não sai para o mercado. O controlo das águas é muito rigoroso", garante Élia Pereira, 34 anos, engenheira industrial.

Segundo Belmiro Couto, chanceler da Confraria da Água em Portugal, a água de Monchique, pelas suas características únicas, tem condições para figurar ao lado das melhores águas gastronómicas do mundo. Só existem três Confrarias da Água em todo o mundo: uma em Portugal, outra em França e em Espanha.

A água de Monchique, património hidrológico português, é uma água mineral, ou seja, é oriunda de águas subterrâneas originárias das águas de superfície que se infiltraram através do solo e logo atingiram maiores profundidades.

 

CHIC-Monchique é a lowcost das águas premium

 

A água de Monchique entrou recentemente no mundo "gourmet" com o nome "CHIC" e uma garrafa de design "sensual" e exclusivo, mas a adição de sabores com ervas aromáticas algarvias e a cosmética estão na mira da empresa portuguesa. "CHIC - Monchique" é o nome inscrito na nova garrafa de design original que a empresa Água de Monchique lançou e que já está à venda.


"A CHIC é a low cost [baixo custo] das águas premium", concorrendo com marcas como a Voss da Noruega, garante o director-geral da Sociedade da Água de Monchique, acrescentando que o preço das águas concorrentes nunca é menos de três euros e pode ir até os cinco euros.

A "CHIC" é a água oficial dos eventos e reuniões organizados pela Região de Turismo do Algarve.

 

(excerto retirado do Jornal Expresso)

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